A Umbada em nossa comunidades, se expressa há várias décadas, já existiram outros terreiros, mas, na atualidade só existem 02, que serão citados a seguir:
O Centro Rei Salomão é o pioneiro, tem como proprietária Maria Zeneide Paz, conhecida como Maria Sapateiro 81 anos, existente desde a década de 70, com seus estatutos já formulados e publicados no Diário Oficial de 16 de Novembro de 1971 registrado no Cartório Pergentino Maria, sobre o Nº 1446, registrado no Conselho Nacional de Serviço Social, passada utilidade pública federal pelo Decreto no dia 26 de abril de 1988. Entidade Civil religiosa, beneficiente e federativa de âmbito nacional, o Centro Rei Salomão tem como responsável o Cabloco Ialorixá, com a finalidade de trabalhos e curas diariamente, seu funcionamento é de 20:00 ás 22:00h. Uma festa marcante e de muito festejo é o aniversário a proprietária no mês de julho que este ano completará 82 anos de vida.
O Centro de Umbada Nosso Senhor do Bomfim, da propriedade do Pai Etinan de Ogum e Mãe Pequena Fá, foi fundado em 6 de junho de 2001, registrado na União de Espirita cearense de Umbanda, com a finalidade de ajudar ao proxímo, com auxílio psicológico, curas alternativas através de ervas (chá), banhos espirituais, trabalhando com passo de cura e de luz, e mostrar a verdadeira umbanda Afro-Brasileira " que não é o que as pessoas pensam" diz Pai Etinan. O centro de Umbanda Senhor do Bonfim tem como responsáveo Zé Pilintra, tem em média 30 filhos de santo. Uma festa marcante e de muito festejo é o dia 15 de agosto, que é comemorado o dia da Rainha do mar - Iemajá.